Sobre

A Brava - mapeamento, pesquisa e crítica é uma plataforma que tem como objetivo traçar um panorama da produção contemporânea de mulheres poetas do Norte e Nordeste do Brasil. O projeto parte do desequilíbrio do mercado editorial brasileiro em relação às produções que estão à margem do eixo sul-sudeste, como foi possível observar nas pesquisas da Profa. Dra. Regina Dalcastagnè e do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea da Universidade de Brasília (UNB), que apontam: 90% das obras literárias publicadas por grandes editoras brasileiras entre 1965 e 2014 foram produzidas por brancos e metade dos autores é originária do eixo Rio de Janeiro - São Paulo. No que diz respeito à literatura escrita especificamente por mulheres nortistas e nordestinas, podemos imaginar que essa desigualdade é ainda mais aguçada. A mesma pesquisa aponta que mais de 70% dos livros publicados naquele período foram escritos por homens.

 

Nesta plataforma podem ser encontradas informações e uma amostra do trabalho de poetas do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins. São 16 estados, e uma área de cerca de 5.428.000 km², mais da metade do país.

 

Optamos por aliar o mapeamento a um processo curatorial, no qual vamos identificando as produções e selecionando o material que será publicado. Durante o processo, nos guiamos por uma noção de pluralidade, atentas à amplitude de vozes que compõem a produção contemporânea nordestina e nortista. 

 

O projeto encontra-se com chamada aberta permanente, pela qual recebemos o material de poetas interessadas e, após leituras, selecionamos novos nomes para compor a plataforma. Nosso desejo é que a plataforma continue sendo alimentada de forma colaborativa, servindo de espaço para pesquisa e reflexão. 

 

Este projeto é apoiado pela Lei Aldir Blanc, por meio do Edital de Formação e Pesquisa - LAB PE, da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco - SECULT-PE, em conformidade com a Lei nº 14.017/2020 - Lei Aldir Blanc, Decreto no 10.464/2020, Lei Estadual Nº 17.057/2020 e Decreto Estadual 49.565/2020.

Quem faz a Brava?

Gianni Gianni

Curadora

Nasceu no Recife, é jornalista, escritora, mestre em Teoria Literária pela Unicamp e apresentadora do Fratura Podcast.

Priscilla Campos

Curadora

Nasceu no Recife, é crítica literária, poeta, editora e doutoranda em Literatura Hispano-Americana pela USP.

Julya Vasconcellos

Curadora

Nasceu no Recife, é jornalista, poeta, curadora e mestre em Artes Visuais pela UFPE.

Isabella Alves

Diretora de arte

Nasceu no Recife, é artista visual, designer gráfica e pesquisadora.

pedra9.png